sábado, 20 de novembro de 2010

Clonagem e Fertilização "In Vitro"

Os avanços da Ciência no nosso tempo levantam desafios, motivam reflexões e exigem uma cada vez maior capacidade de adaptação. Se os nossos antecedentes (e seria apenas necessário recuar quatro ou cinco gerações), fossem colocados a viver juntamente connosco, iriam ficar estupefactos com a naturalidade de muitos dos nossos actos quotidianos (como andar de automóvel, atender o telemóvel, usar o controlo remoto de um televisor, etc). Seria necessário um período de adaptação mais ou menos longo.
Com a velocidade do avanço da ciência, somos chamados, durante o curso da nossa vida, a fazermos reflexões constantes e a uma adaptação da nossa maneira da viver quotidiana, perante os reflexos na mesma, do cada vez maior conhecimento e domínio do Homem sobre a Natureza.
Mas apesar de todo este progresso, os problemas espirituais do Homem permanecem os mesmos do passado e seráo os mesmos no futuro.
Iremos abordar muito sucintamente os temas propostos:
• A Fecundação In Vitro (FIV) como uma técnica de procriação medicamente assistida
• A Clonagem e a Manipulação Genética
• Reflexão sobre um Texto Bíblico
Fecundação In Vitro
A FIV é uma das respostas que a ciência coloca ao dispor de casais estéreis, para vencerem a sua esterilidade.
A fertilidade sempre foi algo muito apreciada, e temos registos nas culturas de muitas civilizações passadas, do valor da fertilidade, sendo personificada em muitas figuras mitológicas (tanto a fertilidade - ligada à figura feminina, como a virilidade - ligada à figura masculina). Daí que a esterilidade seja um problema que pode assumir uma grande importância para o casal que o enfrenta.
Na investigação de um casal estéril podem encontrar-se várias causas, femininas, masculinas ou ambas, e as soluções variam consoante a causa, podendo consistir numa cirurgia para corrigir algum defeito anatómico uterino, em comprimidos para corrigir qualquer disfunção, até métodos como a FIV.
Em Agosto de 1944, Rock e Menkin, investigadores de Boston, anunciaram a primeira fecundação In Vitro de um Ovócito humano. As reacções a públicas a este evento foram pequenas, numa altura em que o terna da guerra dominava as atenções. Rock teve a percepção que o objecto da sua investigação podia levantar problemas éticos, e, sendo católico romano devoto, discutiu os seus trabalhos com cientistas jesuítas e teólogos jesuítas.
Já nesta altura o problema que começava a ser colocado era a destruição dos zigotos obtidos, visto que estes constituiriam um ser humano único em potencial. Rock no entanto negou vigorosamente que a ciência fosse capaz alguma vez de conseguir que estes zigotos obtidos In Vitro se desenvolvessem até R.N. (recém-nascidos) viáveis.
Em 1978, ou seja, 34 anos depois, é anunciado o nascimento do primeiro bebe resultante de FIV - Louise Brown, atribuído aos investigadores Robert Edwards embriologista) e Patrick Steptoz (Ginecologista). A reacção pública a este evento foi muito mais marcada.
O mercado dos materiais reprodutivos
Os materiais reprodutivos tratados como comodidades, pois podem ser comprados, vendidos ou alugados. Baseado no princípio de autonomia, que defende que o corpo deve ser encarado como uma propriedade do indivíduo; portanto" se posso doar ou vender órgãos ou tecidos, porque não os materiais reprodutivos?".
Advertências levantadas quanto ao perigo desta lógica
"Se permitirmos a venda de órgãos ou de produtos do corpo humano então começaremos a encarar todo o corpo humano como um objecto, o que levará à desumanlação, encarando as pessoas como objectos. Para preservarmos a nossa crença no valor intrínseco da vida e dignidade humana, não devemos ver qualquer parte do corpo como tendo valor comercial".
Mercado dos materiais reprodutivos:
• Venda ou doação de esperma - Bancos de esperma;
• Venda de ovócitos;
• Aluguer de uteros - O advento da FIV trouxe uma nova dimensão à prática da sub-rogação.
Nota: Definição: Mãe sub-rogada é a que tem um filho para outra pessoa, tendo concordado em entregar a criança ao nascer ou logo após o nascimento.
Vivemos a panaceia da autonomia reprodutiva. Perante este panorama há muitas opções para comissionar um bebé. Uma criança comissionada pode ter até cinco "pais":
• Os elementos do casal comissionador;
• O fornecedor de esperma;
• A fornecedora dos ovócitos;
• A rnãe sub-rogada;
• Uma viúva pode comissionar um filho do seu falecido marido: Concepção Póstuma.
Estratégias para vencer a esterilidade
Abraão e Sara: Um casal enfrentando um problema de esterilidade. Abraão desejava ardentemente o nascimento do seu filho, pois estava intimamente ligado às promessas que lhe foram feitas por Deus, e que a sua fé nas mesmas o justificou. Abraão e Sara não tinham ao seu dispor aquilo que a Medicina oferece hoje, e tentaram resolver o problema com os meios que dispunham:
• Tornaram-se num casal que comissionou um bebê;
• Abraão foi deitar-se com Agar até conceber dele;
• Agar seria a mãe sub-rogada.
As filhas de Lot: Fizeram uso daquilo que se chama e defende hoje como autonomia reprodutiva: Usaram o seu pai como um banco de esperma e engravidaram do próprio pai, pois nenhum homem vinha deitar-se com elas. Nasceram Moabe e Ben-Ami. Os Moabitas e os Amonitas foram povos que trouxeram graves problemas ao povo de Israel.
Ana, mulher de Elcana: Será objecto da reflexão final.
Clonagem e Manipulação Genética
Com a clonagem obtiveram-se embriões e seres vivos, sem a união das Células reprodutoras ou Gâmetas.
Em 5 de Julho de 1996, no Rosím Institute, nasceu a Dolly, uma ovelha que resultou da técnica de "Transferéncia Nuclear de Célula Somática", desenvolvida pela equipa de investigadores Ian Wilmut e Keith Campbell.
Em que consistiu a experiência?!
• Retiraram o núcleo de uma célula de tecido mamário de uma ovelha adulta;
• Transferiram esse núcleo para o ovócito de uma outra ovelha, ao qual lhe tinha sido previamente retirado o núcleo;
• Transferência do embrião obtido para outra ovelha (ovelha mãe sub-rogada) onde decorreu a gestação da Dolly.
Dolly foi assim uma "fotocópia" genética da ovelha fornecedora da célula usada na clonagem, vivendo uma vida aparentemente saudável, tendo dado á luz quatro carneiros após cruzamentos normais. Decorrido menos de um ano, foi obtida pela mesma equipa uma ovelha transgénica: Polly. Esta ovelha foi obtida usando uma técnica de divisão embrionária e depois foi manipulado o seu DNA e introduzido DNA humano. O objectivo foi obter uma ovelha capaz de produzir leite contendo uma proteína humana (ai-antitripsina) para uso no tratamento de uma doença - A Fibrose Quistica.
A possibilidade da clonagem e da manipulação genética é hoje o objectivo da reflexão: "é possível fazer fotocópias genéticas de indivíduos pela manipulação do seu DNA, no sentido de introduzir alterações no programa que produzam um ser mais perfeito e com melhores aptidões físicas e psicológicas?".
Em 5 de Dezembro de 1997, Richard Seed, anunciou a intenção de iniciar a clonagem de seres humanos. Estes novos avanços da ciência provocaram uma grande reacção pública.
Exemplos
• Newsweek - comparou as consequências da clonagem com as da bomba nuclear e as das armas químicas.
• Time - comparou Dolly com Frankenstein.
Reacções de várias entidades
• UNESCO — "A clonagem humana deve ser banida em quaisquer circunstancias".
• Associação Médica Americana e O.M.S. — classificaram a clonagem humana como inaceitável.
• Vaticano - L'Osservatore Romano — "A pessoa tem o direito de nascer de uma forma humana. Espera-se ardentemente que as nações imediatamente promulguem leis banindo a aplicação da clonagem a seres humanos...".
Reflexão Bíblica
Os conflitos interiores de um casal, de uma mulher, confrontados com a sua esterilidade podem assumir proporções gigantescas. A "OMS" (1989) reconhece como entidade equivalente a doença, o sofrimento associado ao desejo intenso de ter um filho e à incapacidade de o concretizar.
O desejo de ter um filho pode tornar-se num elemento escravizador, levando a que se faça tudo para o conseguir, pois torna-se o centro da sua vida, deixando tudo o resto de ter sentido. Sara e Abraão passaram por este conflito e imaginaram um esquema alternativo. Será que procuramos a medicina como solução para resolvermos os nossos conflitos interiores.
Exemplo
Os anos passam sobre nós e os sinais de envelhecimento multiplicam-se no nosso corpo exterior. O envelhecimento pode gerar um grande conflito interior. Recorrendo à medicina, acumulam-se cirurgias plásticas pela não aceitação da realidade do envelhecimento.
Nota: Os sonhadores da clonagem e manipulação genética sonham com a perfeição, a eterna juventude, quem sabe a imortalidade.
Encontramos um excelente ensino dentro das Escrituras onde Ana, mulher de Elcana, enfrentou um problema de esterilidade que originou um grande conflito interior.
Leitura de I Sm 1:1-20
Observamos pela leitura que Ana não conseguia desfrutar o amor do seu marido que lhe dava porção dupla (5); sentia-se diminuída e chorava (7); perdeu o apetite (7); angustia e tristeza profunda, amargura de alma (1O); foi tomada por embriagada (14). Ela somente resolveu o seu conflito através da oração, derramando a sua alma diante do Senhor. Considere que Ana pediu um filho:
• Não para satisfação pessoal;
• Não para melhorar a sua auto-imagem;
• Não para usar como pedra de arremesso contra Penina;
• Não para ser o centro da sua vida e existência.
Leitura de I Sm 2:1-10 — Cântico de Ana
O filho que ela pediu foi para o consagrar ao Senhor, abdicando de o possuir como sendo seu descendente. O seu filho era algo criado por Deus, pertencendo-lhe totalmente. Com a sua atitude, Ana deixou de ser estéril e passou a ser a mãe perfeita. Pelo seu cântico, vemos que:
• A sua alegria residia no Senhor (1);
• A sua força residia no Senhor (1);
• A sua vitória residia no Senhor (1,3,4);
• A sua fertilidade foi perfeita (5).
Que o Senhor nos abençoe na meditação da Sua Palavra!

J. Paulo Marques [ Coimbra - PT ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SLIDE